sábado, 12 de março de 2011

A importância das bactérias

As bactérias também têm sua importância no meio ambiente, assim como qualquer ser vivo.
  • Decomposição: atuam na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos.
  • Fermentação: algumas bactérias são utilizadas nas indústrias para produzir iogurte, queijo, etc (derivados do leite)
  • Indústria farmacêutica: na fabricação de antibióticos e vitaminas
  • Indústria química: na produção de alcoois, como metanol, etanol, etc;
  • Genética: com a alteração de seu DNA, pode-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina
  • Fixação do Nitrogênio: retiram o nitrogênio do ar e o fixa no solo, servindo de alimentação para as plantas

Hanseníase

  • Hanseníase : transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra).A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.
  • Transmissão : Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.
  • Prevenção : Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.
  • Sintomas : Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
  • Diagnóstico : O diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico, baseado nas queixas, sinais e sintomas detectados no exame de toda a pele, olhos, palpação dos nervos, avaliação da sensibilidade superficial e da força muscular dos membros superiores e inferiores.Em raros casos será necessário solicitar exames complementares em Unidades de Referência para confirmação diagnóstica.
  • Tratamento : A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Gonorréia

  • Gonorréia : causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae),A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) curável.A gonorréia pode se espalhar para o útero e tubos de falópio, resultando em doença inflamatória pélvica, a qual pode ocasionar gravidez tubária e infertilidade em mais de 10% das mulheres afetadas.Além de poder ocasionar doença inflamatória pélvica, alguns pesquisadores acreditam que a gonorréia aumenta o risco de ser infectado pelo HIV.

  • Transmissão : Pode haver transmissão da gonorréia durante sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado. Se a mulher grávida tiver gonorréia, ela pode transmiti-la ao bebê durante o parto.

  • Sintomas : A gonorréia pode provocar corrimentos em mulheres e homens. Um pequeno número de pessoas pode ser infectado por gonorréia e não apresentar sintomas por vários meses. Para mulheres, os primeiros sintomas da gonorréia geralmente são leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir : 
  1. Sangramento durante intercurso vaginal. 
  2. Sensação de dor ou queimação ao urinar. 
  3. Corrimento vaginal amarelo ou com sangue 
          Sintomas mais avançados, os quais podem indicar o desenvolvimento de doença inflamatória pélvica, incluem cólicas e dor, sangramento fora do período de menstruação, vômito e febre.Homens costumam ter sintomas mais freqüentemente do que mulheres, os quais pode incluir: 
  1. Pus branco, amarelo ou verde saindo do pênis sem dor.
  2. Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte. 
  3. Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte. 
  4. Testículos doloridos ou inchados. 
          Se não for tratada, a gonorréia em homens pode ocasionar complicações na próstata e epididimite (inflamação dos testículos). Sintomas da infecção no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes. Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infecção, mas podem demorar até 30 dias para aparecer.

  • Diagnóstico :  O diagnóstico é basicamente clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais específicos. Porém, se houver necessidade como, por exemplo, estudos epidemiológicos. O mais eficiente é o chamado coleta "in vitro" ou local - o que já não é utilizado ha muitos anos. Atualmente com uma cultura de secreção uretral é possível saber com segurança se está ou não infectado. O material é colhido através de um "swab" (uma longa haste com pedaço de algodão na ponta)e logo após é transposto em um campo de cultura e após 72 horas o especialista conta a quantidade de bactérias por mm² indicando assim o grau de contaminação do(a) paciente.

  • Tratamento : O médico geralmente prescreve uma dose única de antibiótico para tratar a gonorréia. Caso a mulher esteja grávida, ou tiver menos de 18 anos de idade, ela não deve ser tratada com certos tipos de antibióticos. Gonorréia e clamídia muitas vezes infectam a pessoa ao mesmo tempo. Desta forma, médicos muitas vezes prescrevem uma combinação de antibióticos para as duas infecções. Caso a pessoa tenha gonorréia, todos os seus parceiros sexuais devem fazer teste e passar por tratamento caso tenham sido infectados, mesmo que não apresentem sintomas. Os médicos também recomendam a pessoa não ter relações sexuais até que o parceiro infectado seja tratado. 

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tuberculose

  • Tuberculose : causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos. 
  • Transmissão :  ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune, menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta. Após a transmissão do bacilo, ocorrerá uma destas situações: o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária). 
  • Sintomas : Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas  ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves. 
  • Diagnostico : diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.
  • Tratamento :  tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjôos, vômitos, indisposição e mal estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.  vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Cólera

  • Cólera : doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico,que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarréia. Apenas dois sorogrupos (existem cerca de 190) dessa bactéria são produtores da enterotoxina, o V. cholerae O1 (biotipos "clássico" e "El Tor") e o V. cholerae O139.O Vibrio cholerae é transmitido principalmente através da ingestão de água ou de alimentos contaminados.Na maioria das vezes, a infecção é assintomática (mais de 90% das pessoas) ou produz diarréia de pequena intensidade. Em algumas pessoas (menos de 10% dos infectados) pode ocorrer diarréia aquosa profusa de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sangüínea.
  • Transmissão : O V. cholerae penetra no organismo humano por ingestão de água ou de alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). Se conseguir vencer a acidez do estômago, alcança o intestino delgado onde o meio é alcalino, multiplica-se intensamente, principalmente em duodeno e jejuno, e produz a enterotoxina que pode causar diarréia.
  • Prevenção : O Cives recomenda ao viajante que se dirige para uma área onde exista transmissão de cólera, que observe as medidas de proteção para evitar doenças transmitidas através da ingestão de água e alimentos.O consumo de água tratada e o preparo adequado dos alimentos são medidas altamente eficazes.
  • Manifestações : Após um período de incubação de algumas horas a 5 dias, a maioria dos casos de cólera, apresenta-se como uma diarréia leve ou moderada, indistinguível das diarréias comuns.Podem ocorrer vômitos, porém dor abdominal e febre são incomuns.Em algumas pessoas (menos de 10%), a cólera pode evoluir de forma mais grave, com início súbito de uma diarréia aquosa profusa, geralmente sem muco, pus ou sangue e, com freqüência, acompanhada de vômitos.Poder ocorre perda rápida de líquidos (até 1 a 2 litros por hora) e eletrólitos, levando a desidratação acentuada. Em razão disso, há sede intensa, perda de peso, prostração, diminuição do turgor da pele e os olhos ficam encovados.
  • Tratamento : O tratamento da cólera consiste basicamente em reidratação. A desidratação pode ser danosa em qualquer idade, mas é particularmente perigosa em crianças pequenas e idosos.Nos casos leves e moderados, o médico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, com a solução de reidratação oral.Os viajantes devem evitar a desidratação decorrente da diarréia (de qualquer causa) ingerindo bastante líquidos, preferentemente uma solução reidratatante contendo eletrólitos (sais) e glicose, em concentrações adequadas.




Tétano

  • Tétano : causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada clostridium que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho. O tétano não é doença contagiosa.
  • Transmissão : A bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A infecção se dá pela entrada das bactérias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria.
  • Prevenção : A prevenção é feita principalmente pela vacinação da população, pela rotina e pelos reforços a cada 10 anos.A população também deve ser ensinada de que todos os ferimentos sujos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras devem ser bem limpos e tratados adequadamente para não proliferar a bactéria pelo organismo.
  • Sintomas : A toxina da bactéria causa espasmos musculares, inicialmente nos músculos do pescoço e da mastigação (trismo e riso sardônico), causando rigidez progressiva, até atingir os músculos respiratórios.As complicações são graves e a pessoa infectada necessita de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).O tempo de incubação varia de 2 a 21 dias; quanto menor o número de dias, maior a gravidade.
  • Diagnóstico Pelos sintomas clínicos e história de lesões de pele sem tratamento adequado.


  • Tratamento : O tratamento consiste em:
  1. cuidados gerais para não estimular o paciente mantendo-o na penumbra e com pouco ruído,
  2. utilização de antibióticos, sedativos e relaxantes musculares,
  3. limpeza dos ferimentos e 
  4. aplicação de soro anti-tetânico.



    Principais doenças causadas por bactérias :

    • Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae , o vibrião colérico.
    • Tuberculose: causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.
    • Tétano: causado pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani).
    • Gonorréia :causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae).

    quinta-feira, 10 de março de 2011

    Principais tipos de bactérias :

    • Cocos : correspondem a células arredondadas, podem se dividir sem um plano de orientação definido, o que leva a um grande número de arranjos diferentes. Assim temos os cocos isolados, diplococos (Neisseria, pneumococos), tetracocos, sarcinas (cubos contendo 8 células), estreptococos (cocos em cadeia) e estafilococos (cocos formando massas irregulares).  


    Cocos em diversas formas



    • Bacilos : têm forma de bastonetes, podendo apresentar extremidades retas (Bacillus anthracis), arredondadas,ou ainda afiladas. Como seu plano de divisão é fixo, ocorrendo sempre no menor eixo,os bacilos exibem uma menor variedade de arranjos, sendo via de regra encontrados isolados, como diplobacilos ou ainda como estreptobacilos. Há ainda um arranjo, denominado “em paliçada”, também denominado letras chinesas, que é típico do gênero Corynebacterium.Tal tipo de arranjo ocorre porque a parede celular desses organismos é dupla e no momento da divisão celular ocorre a ruptura de apenas uma das camadas, deixando as células unidas pela camada de parede que não se rompeu. Os bacilos podem ainda apresentar-se como pequenas vírgulas (Vibrio cholerae) ou em forma de meia lua (Selenomonas).



    Bacilos


    • Espiralados: Sua nomenclatura é bastante controvertida ainda. Um tipo de classificação divide os espiralados em dois grupos, osespiroquetas, que apresentam uma forma de espiral flexível, possuindo flagelos periplasmáticos. O outro grupo são os espirilos, que exibem geralmente morfologia de espiral incompleta e rígidos.Geralmente os espiralados são microrganismos bastante afilados, de difícil observação por microscopia de campo claro, sendo muitas vezes analisados por meio da microscopia de campo escuro, ou de técnicas de coloração empregando a impregnação por sais de prata.



    Espiralados


    • Vibrião : é um tipo de bactéria  que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a letra “S”.Seu movimento ocorre de forma espontânea e ativa, havendo consumo de energia nesse processo de movimento; possuem um único flagelo e não são esporulados.São gram-negativos, podendo crescer em ambientes aeróbicos e anaeróbicos.  Sua dispersão pode ocorrer no solo e na água e se alimentam de matéria orgânica em decomposição.Existem cerca de 60 espécies de bactérias do Vibrio, dentre elas vamos destacar algumas como: Vibrio Cholerae, Vibrio vulnificus e Vibrio Parahaemolyticus.


    1. Vibrio Cholerae:Bactéria causadora da cólera, conhecido também como vibrião da cólera, é encontrada em oceanos mais em números menores que não são prejudiciais.
    2. Vibrio vulnificus: Esta bactéria é encontrada em ambiente marinho, e sua contaminação se dá ao ingerir frutos do mar contaminados ou contaminação de feridas, causando vômitos, diarréia, dermatite e dor gástrica. Muitas vezes esses sintomas são confundidos com pênfigo (doença que causa bolhas na pele e nas membranas mucosas).ais de 70% das pessoas que adquirem a infecção podem apresentar lesões na pele do tipo bulbar.
    3. Vibrio Parahaemolyticus: Este microorganismo é encontrado em ambiente marinho, nos meses frios pode ser encontrado no lodo marinho e nos meses quentes são encontrados livremente na água do mar ou em peixes e moluscos. A doença causada por este vibrião é geralmente leve ou no máximo moderada e raramente há relato de morte.



    Vibrião



    quarta-feira, 9 de março de 2011

    Bactérias...

       As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nú.Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
       Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e,inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente uteís para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos.
       No solo existem bactérias que podem ser benéficas de várias maneiras, uma delas é ajudar as folhas velhas das plantas a apodrecerem fornecendo alimento às novas plantas.Entretanto, há certas bactérias que são prejudiciais     aos vegetais prejudicando-os a ponto de destruí-los.
       No caso dos seres humanos, elas podem ser combatidas através do uso de antibióticos, que, quando usados conforme orientação médica, tem efeito eficaz sobre os germes prejudiciais a saúde. Caso contrário, elas aumentarão rapidamente ampliando o número de colônias. Em muitos casos, elas podem ser transferidas de pessoas para pessoas.