sábado, 12 de março de 2011

Gonorréia

  • Gonorréia : causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae),A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) curável.A gonorréia pode se espalhar para o útero e tubos de falópio, resultando em doença inflamatória pélvica, a qual pode ocasionar gravidez tubária e infertilidade em mais de 10% das mulheres afetadas.Além de poder ocasionar doença inflamatória pélvica, alguns pesquisadores acreditam que a gonorréia aumenta o risco de ser infectado pelo HIV.

  • Transmissão : Pode haver transmissão da gonorréia durante sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado. Se a mulher grávida tiver gonorréia, ela pode transmiti-la ao bebê durante o parto.

  • Sintomas : A gonorréia pode provocar corrimentos em mulheres e homens. Um pequeno número de pessoas pode ser infectado por gonorréia e não apresentar sintomas por vários meses. Para mulheres, os primeiros sintomas da gonorréia geralmente são leves e costumam aparecer de 2 a 10 dias depois do contato sexual com parceiro infectado. Quando a mulher apresenta sintomas, os primeiros deles podem incluir : 
  1. Sangramento durante intercurso vaginal. 
  2. Sensação de dor ou queimação ao urinar. 
  3. Corrimento vaginal amarelo ou com sangue 
          Sintomas mais avançados, os quais podem indicar o desenvolvimento de doença inflamatória pélvica, incluem cólicas e dor, sangramento fora do período de menstruação, vômito e febre.Homens costumam ter sintomas mais freqüentemente do que mulheres, os quais pode incluir: 
  1. Pus branco, amarelo ou verde saindo do pênis sem dor.
  2. Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte. 
  3. Sensação de queimação ao urinar, que pode ser forte. 
  4. Testículos doloridos ou inchados. 
          Se não for tratada, a gonorréia em homens pode ocasionar complicações na próstata e epididimite (inflamação dos testículos). Sintomas da infecção no reto incluem corrimento, coceira e ocasionalmente movimentos do intestino doloridos com sangue fresco nas fezes. Os sintomas geralmente surgem de 2 a 5 dias depois da infecção, mas podem demorar até 30 dias para aparecer.

  • Diagnóstico :  O diagnóstico é basicamente clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais específicos. Porém, se houver necessidade como, por exemplo, estudos epidemiológicos. O mais eficiente é o chamado coleta "in vitro" ou local - o que já não é utilizado ha muitos anos. Atualmente com uma cultura de secreção uretral é possível saber com segurança se está ou não infectado. O material é colhido através de um "swab" (uma longa haste com pedaço de algodão na ponta)e logo após é transposto em um campo de cultura e após 72 horas o especialista conta a quantidade de bactérias por mm² indicando assim o grau de contaminação do(a) paciente.

  • Tratamento : O médico geralmente prescreve uma dose única de antibiótico para tratar a gonorréia. Caso a mulher esteja grávida, ou tiver menos de 18 anos de idade, ela não deve ser tratada com certos tipos de antibióticos. Gonorréia e clamídia muitas vezes infectam a pessoa ao mesmo tempo. Desta forma, médicos muitas vezes prescrevem uma combinação de antibióticos para as duas infecções. Caso a pessoa tenha gonorréia, todos os seus parceiros sexuais devem fazer teste e passar por tratamento caso tenham sido infectados, mesmo que não apresentem sintomas. Os médicos também recomendam a pessoa não ter relações sexuais até que o parceiro infectado seja tratado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário