quinta-feira, 10 de março de 2011

Principais tipos de bactérias :

  • Cocos : correspondem a células arredondadas, podem se dividir sem um plano de orientação definido, o que leva a um grande número de arranjos diferentes. Assim temos os cocos isolados, diplococos (Neisseria, pneumococos), tetracocos, sarcinas (cubos contendo 8 células), estreptococos (cocos em cadeia) e estafilococos (cocos formando massas irregulares).  


Cocos em diversas formas



  • Bacilos : têm forma de bastonetes, podendo apresentar extremidades retas (Bacillus anthracis), arredondadas,ou ainda afiladas. Como seu plano de divisão é fixo, ocorrendo sempre no menor eixo,os bacilos exibem uma menor variedade de arranjos, sendo via de regra encontrados isolados, como diplobacilos ou ainda como estreptobacilos. Há ainda um arranjo, denominado “em paliçada”, também denominado letras chinesas, que é típico do gênero Corynebacterium.Tal tipo de arranjo ocorre porque a parede celular desses organismos é dupla e no momento da divisão celular ocorre a ruptura de apenas uma das camadas, deixando as células unidas pela camada de parede que não se rompeu. Os bacilos podem ainda apresentar-se como pequenas vírgulas (Vibrio cholerae) ou em forma de meia lua (Selenomonas).



Bacilos


  • Espiralados: Sua nomenclatura é bastante controvertida ainda. Um tipo de classificação divide os espiralados em dois grupos, osespiroquetas, que apresentam uma forma de espiral flexível, possuindo flagelos periplasmáticos. O outro grupo são os espirilos, que exibem geralmente morfologia de espiral incompleta e rígidos.Geralmente os espiralados são microrganismos bastante afilados, de difícil observação por microscopia de campo claro, sendo muitas vezes analisados por meio da microscopia de campo escuro, ou de técnicas de coloração empregando a impregnação por sais de prata.



Espiralados


  • Vibrião : é um tipo de bactéria  que tem o formato de bastonete recurvo, ou seja, em forma de vírgula, podendo ainda se ligar uma a outra formando a letra “S”.Seu movimento ocorre de forma espontânea e ativa, havendo consumo de energia nesse processo de movimento; possuem um único flagelo e não são esporulados.São gram-negativos, podendo crescer em ambientes aeróbicos e anaeróbicos.  Sua dispersão pode ocorrer no solo e na água e se alimentam de matéria orgânica em decomposição.Existem cerca de 60 espécies de bactérias do Vibrio, dentre elas vamos destacar algumas como: Vibrio Cholerae, Vibrio vulnificus e Vibrio Parahaemolyticus.


  1. Vibrio Cholerae:Bactéria causadora da cólera, conhecido também como vibrião da cólera, é encontrada em oceanos mais em números menores que não são prejudiciais.
  2. Vibrio vulnificus: Esta bactéria é encontrada em ambiente marinho, e sua contaminação se dá ao ingerir frutos do mar contaminados ou contaminação de feridas, causando vômitos, diarréia, dermatite e dor gástrica. Muitas vezes esses sintomas são confundidos com pênfigo (doença que causa bolhas na pele e nas membranas mucosas).ais de 70% das pessoas que adquirem a infecção podem apresentar lesões na pele do tipo bulbar.
  3. Vibrio Parahaemolyticus: Este microorganismo é encontrado em ambiente marinho, nos meses frios pode ser encontrado no lodo marinho e nos meses quentes são encontrados livremente na água do mar ou em peixes e moluscos. A doença causada por este vibrião é geralmente leve ou no máximo moderada e raramente há relato de morte.



Vibrião



3 comentários: